A Escola | Proposta Pedagógica

Proposta Pedagógica

Definimos o currículo de cada segmento escolar de acordo com a etapa de desenvolvimento e as características socioemocionais dos estudantes. Procuramos equilibrar disciplinas mais voltadas ao desenvolvimento cognitivo com aquelas que enriquecem a formação artística, assim como as atividades físicas e esportivas.

Em nossa escola, os alunos são motivados a criar, inovar, trabalhar em equipe, formular e liderar projetos. Para os programas das séries mais avançadas, seguimos os princípios da Base Nacional Comum Curricular, conciliando suas orientações com o que preconiza uma a edução integral.

Clique aqui e conheça o Projeto Político Pedagógico do CMD.

 

Kinder

Do Berçário ao 3º ano do Ensino Fundamental

O respeito ao ser em desenvolvimento da criança determina os objetivos e as estratégias de ação na Educação Infantil. As crianças são valorizadas e estimuladas a aprender, a se expressar e a interagir com o ambiente que as cercam associando as bases do aprendizado com as questões da vida.

A Educação Infantil, passa a ser denominada como KINDER (do alemão: criança) e compreende do Berçário ao 3º ano do Ensino Fundamental. Assim as turmas se distribuem da seguinte maneira:

  • Berçário;
  • Kinder 1, 2, 3, 4, e 5;
  • 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental.
     

Dentre as atividades aplicadas para o desenvolvimento da criatividade intelectual e social das crianças estão:

Artes Plásticas | Musicalização | Culinária | Educação Física | Ensino Religioso | Projeto Chácara

 


Basis

Do 4º ao 7º ano do Ensino Fundamental

No Ensino Fundamental a criança passa a descobrir, de maneira gradual e fascinante, o universo sistemático de aquisição das diversas áreas do conhecimento. Um dos principais focos dessa etapa da educação é conduzir o aluno a adquirir hábitos de estudo, enriquecendo seu aprendizado.

Nesse momento, o trabalho de alfabetização e letramento, de desenvolvimento e aprimoramento da leitura, escrita, raciocínio lógico e matemático é complementado com projetos multidisciplinares. Variadas atividades contribuem, de forma eficaz, no processo educativo. O trabalho com a Língua Estrangeira Moderna é também um grande diferencial, além do Inglês, o Alemão também faz parte do currículo.
 

O Ensino Fundamental, passa a ser denominado como BASIS (do alemão: básico) e compreende do 4º ao 7º ano do ensino fundamental. 

 

 

Jugend

Do 8º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio

 

No Ensino Médio, a consistência da educação é evidenciada pelo espírito de investigação científica e tecnológica, no preparo para as relações interpessoais e sociais, habilidades desenvolvidas em todas as disciplinas, incluindo a Iniciação à Pesquisa Científica, Orientação Profissional e Empreendedorismo e grupos de estudos, culminando com o intercâmbio em países da Europa, América do Norte e Mercosul. Aulas interdisciplinares, simulados, aulões são atividades semanais na rotina dos alunos, preparando o estudante para os melhores vestibulares do país além do ENEM.

O Ensino Médio, passa a ser denominado como JUGEND (do alemão: jovem) e compreende do 8º ano do ensino fundamental à 3ª série do Ensino Médio.

Obs: De segunda à sexta-feria, aulas de apoio e plantões de disciplinas específicas até as 17h30min.