Congresso Internacional | Encerramento

Encerrando o último dia do I Congresso Internacional Schoenstatt de Educação, o Colégio Mãe de Deus trouxe a palestra: "As reformas educacionais da atualidade são realmente democráticas?"com Michael Whitman Apple e Alípio Dias Casali.

Durante os cinco dias do evento a proposta foi trazer uma oxigenação acadêmica e de gestão sobre novas referências educacionais, culturais envolvendo as inovações tecnológicas nos processos educativos escolares, a serviço da educação de pessoas com personalidades autênticas, que livremente se decidam pelo bem e se empenhem com liderança criadora na configuração de uma sociedade firmada e autênticos valores, a serviço da vida e da dignidade humana.

Além disso revelar ao mundo a proposta de Jose Kentenich, de uma pedagogia de ensino que abrange cinco áreas de desenvolvimento do caráter humano: área da aliança, da confiança, do ideal, do movimento e da vinculação. Para posicionar cientificamente essa Pedagogia, com suas abordagens e inovações educacionais nas cinco áreas, reconhecendo o educando como protagonista de sua aprendizagem, o Congresso realizou o I Fórum Internacional dos Estudantes de unidades escolares que aplicam a Pedagogia de Schoenstatt. A intenção foi promover um intercâmbio de experiências referentes à importância do pensamento de Kentenich na vida cotidiana.