I Congresso Internacional Schoenstatt de Educação

De 23 a 27 de agosto de 2016 o Colégio Mãe de Deus, em Londrina/PR, sedia o 1º Congresso Internacional Schoenstatt de Educação: Abordagens e Inovações Educacionais e o 1º Fórum Internacional da Pedagogia de Schoenstatt. Os eventos são voltados para diretores, coordenadores, estudantes, pesquisadores, técnicos, professores e demais profissionais envolvidos com educação.

Para realizar o Congresso e o Fórum, o Colégio Mãe de Deus une-se aos programas de mestrado e doutorado em Educação de três instituições de ensino superior: UEL (Universidade Estadual de Londrina), Unopar (Universidade Norte do Paraná) e UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná). Assim, os participantes recebem certificado científico pela participação no encontro.

O objetivo do Congresso é integrar as instituições culturais e escolares de educação, do ensino básico ao superior, para crescimento e inovação mútuos. O Fórum apresenta, discute e aprofunda a Pedagogia Kentenichiana com o lema “Na Cultura da Aliança, uma educação transformadora, caminho para a formação humana”.

A finalidade do Congresso é promover o debate em caráter científico, produzir publicação para periódicos e anais e aprofundar os conhecimentos sobre a aplicabilidade da Pedagogia de Schoenstatt, proposta pelo Pe. Kentenich.

O encontro internacional recebe representantes da Alemanha, Argentina, Chile e Espanha, entre outros países das Américas e da Europa. São direções de colégios e instituições schoenstattianos principalmente, que promovem a cultura da Aliança por seus métodos educacionais. Entre esses colégios a proposta é formar uma rede colaborativa, gerando maior troca de experiências entre os estudantes, docentes e gestores.

Os temas abordados durante o Congresso Internacional querem também tornar mais conhecida a Pedagogia de Schoenstatt, que tem como base as cinco estrelas condutoras: aliança, confiança, ideal, movimento e vinculação.