Mantenha sua tradição em valores humanos e investe em modernização no método de ensino e infraestrutura.

I Congresso de AHSD

O Colégio Mãe de Deus realizou em parceria com o Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação do Paraná (NAAH/S – PR), a Universidade Pitágoras UNOPAR, a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e com apoio de Associação Londrinense de Incentivo ao Talento e Altas Habilidades/Superdotação (ALITAHS), Secretaria Municipal de Educação de Londrina, Núcleo Regional de Educação de Londrina e Secretaria de Estado da Educação do Paraná o I Congresso Brasileiro de Educação para Altas Habilidades/Superdotação. O evento aconteceu nos dias 27, 28 e 29/03/2018, no Teatro Mãe de Deus.

O formato do congresso envolveu atividades como palestras, mesas redondas, minicursos, comunicações orais, pôsteres e apresentações culturais e artísticas.

Para tanto, o evento contou com a participação de profissionais de reconhecimento nacional e internacional: PhDs, Doutores, Mestres, Especialistas, professores atuantes na área de Altas Habilidades/Superdotação, incluindo a equipe NAAH/S Londrina.

Entre os objetivos do congresso estavam:

  • Fomentar reflexões teóricas e políticas a respeito da educação para as pessoas com AH/SD;
  • Difundir e promover produções acadêmicas (teórico/práticas) sobre a área de AH/SD;
  • Compartilhar experiências sobre identificação e Atendimento Educacional Especializado (AEE) para os alunos com AH/SD;
  • Romper com mitos que envolvem a área, possibilitando que os professores reconheçam os alunos com indicadores de AH/SD e encaminhem ao AEE;
  • Favorecer a ampliação de AEE para AH/SD nas redes pública e particular;
  • Refletir sobre a aplicação das tecnologias no contexto educacional, visando o enriquecimento curricular dos alunos com AH/SD.

Um público estimado de aproximadamente 400 pessoas por dia transitou pelos corredores do Colégio e Teatro Mãe de Deus. Formado basicamente por professores, gestores, pesquisadores da área da educação e alunos de cursos de mestrado e doutorado da área educacional. O Congresso foi também parte da capacitação dos professores do Colégio Mãe de Deus, em Altas Habilidades, iniciado em janeiro de 2018, durante a Semana Pedagógica.

Na abertura do evento, contamos com a presença de autoridades políticas e educacionais a exemplo da Secretária de Educação Municipal de Londrina, Profa. Maria Tereza Correa de Moraes, dos Vereadores Tio Douglas e Jamil Janene e do Presidente da Câmara Municipal, em exercício, Ailton Nantes. Presentes também os reitores e/ou seus representantes, Berenice Jordão – UEL, Samira Kfoury – UNOPAR, Paulo Valler – Unicesumar, e da Presidente do SINEPE Londrina, Maria Antônia Fantaussi, além de empresários dos mais variados segmentos da sociedade.

O registro do evento esteve na coluna social do jornalista Osvaldo Militão, na Folha de Londrina, edição de 16.03.2018. na seção “Agende-se”. Teve também os registros pelo site http://www.congressoahsdlondrina.com.br/ e pelas páginas facebook.com/congressoaltashabilidadeslondrina/ e facebook.com/naahs.londrina.

A realização deste evento sem dúvidas promoveu ainda mais o nome do Colégio Mãe de Deus entre as universidades e colégios presentes. Destacando-se como um colégio que investe na qualificação de seus professores, na qualidade do atendimento escolar e na formação integral de seus alunos preocupando-se com o potencial de habilidades e talentos de cada um.

 

Fonte: Departamento de Comunicação e Marketing CMD

Ver todas as notícias