Notícias | Fórmula 1 in Schools

Fórmula 1 in Schools

F1 in Schools

Uma metodologia ativa de aprendizagem em design e empreendedorismo.

Colégio Mãe de Deus é pioneiro mais uma vez ao trazer para Londrina o Projeto Fórmula 1.

PRÓXIMA REUNIÃO: 03/07/19, AS 18H30MIN, SALA DE ROBÓTICA DO CMD

O QUE É O PROGRAMA?

O F1 in Schools é um programa educacional de empreendedorismo no formato de uma competição que reproduz os desafios da corrida de Fórmula 1. Os jovens são desafiados a criar uma empresa que funcionará como uma escuderia e irão utilizar diversos recursos tecnológicos para projetar, modelar e testar um protótipo de um carro de Fórmula 1.

O programa é operado no Brasil pela Associação Projetando o Futuro e implementado pela ZOOM education for life. Estamos preparados para executar todas as etapas e aspectos do programa em sua instituição, incluindo: formação pedagógica, recursos materiais, planejamento e conclusão com um relatório completo dos resultados, em especial no que se refere aos ganhos educacionais e de imagem institucional nas diferentes mídias.

COMO FUNCIONA?

•  Jovens de 12 a 19 anos divididos em equipes de até 6 alunos

•  Oportunidades para desenvolver recursos para melhor prepará-los para a vida e vencer desafios

São organizadas equipes de até seis alunos que, juntos, devem criar uma microempresa e realizar diversas atividades, como gerenciar o projeto e construção de um modelo de carro da Fórmula 1; desenvolver plano de negócios, marketing e ações em mídias sociais; buscar parceria/patrocínio com o setor privado; e criar ação social. O F1 in School pode ser inserido nas seguintes matérias da grade curricular, tornando o ensino mais próximo da prática:

FÍSICA: projeto, aerodinâmica, atrito, cinemática;
QUÍMICA: teoria dos gases, materiais;
MATEMÁTICA: elaboração de orçamento, controle, planilhas;
PORTUGUÊS: elaboração de portfólio, site, página e textos para Facebook, Plano de Marketing, material para patrocínio;
ARTES: logotipo, criação da marca, artes para postagens no site, Facebook, material promocional, estande;
INGLÊS: entendimento das Regras e Regulamentos do Projeto (original na língua inglesa);
COMUNICAÇÃO: apresentações para patrocinadores, mídia e juízes;
TECNOLOGIAS: projeto em CAD, usinagem de carros, impressão 3D, sistema de eixos e rolamentos.

As premiações para as equipes de melhor desempenho são realizadas dentro das seguintes categorias:

• Campeão Geral (maior pontuação geral, próxima a 1000 pontos)
• Segundo Colocado
• Terceiro Colocado
• Carro mais veloz
• Melhor Engenharia
• Participação Feminina
• Patrocínio e Marketing
• Pensamento Criativo
• Identidade da Equipe
• Melhor Colaboração Internacional
• Excelência em Espírito Esportivo
• Melhor Novato
• Estande
• Apresentação Verbal
• Portfólio
• Pesquisa e Desenvolvimento
• Mídia Social.

A Associação Projetando o Futuro é uma entidade sem fins lucrativos dedicada a projetos educacionais que ofereçam aos alunos oportunidades de desenvolver práticas de empreendedorismo, uso de programas de engenharia, acesso a tecnologias modernas e contato com empresas de diversas áreas permitindo vivenciar experiências fora das paredes das escolas.

Mais em: https://zoom.education/f1inschools/