Pedagogia de Schoenstatt | Schoenstatt Pedagogia

Schoenstatt Pedagogia

Pedagogia de Schoenstatt

 

Sistema Pedagógico criado em 1912, por José Kentenich.

O modelo pedagógico adotado pelo Colégio Mãe de Deus centra-se no educador Kentenich que, ao propor o Sistema Pedagógico de Schoenstatt, ressalta a pessoa do educador como parte fundamental do processo educativo e que se desenvolve num profundo relacionamento com o educando.

Essa proposta, original, contempla o ser humano em todas as suas potencialidades e necessidades, considerando que a prática pedagógica lida com os movimentos internos de cada estudante e harmoniza-os com seus projetos pessoais.

Para atingir este objetivo, Kentenich desenvolveu uma pedagogia própria, as chamadas estrelas condutoras, a saber (PPP, pg 64):

 

Conheça Schoenstatt

Schoenstatt é um bairro da cidade de Vallendar, próximo de Coblença, às margens do Rio Reno, Alemanha, e tem a tradução para o português como "belo lugar" (schoen: belo / statt: lugar) É o centro e origem do Movimento Apostólico de Schoenstatt.

O Movimento, fundado por Padre Kentenich, em 18 de outubro de 1914, tem como objetivo a renovação religiosa e moral do mundo, por meio da educação de homens novos. Com uma espiritualidade e pedagogia própria, colabora para que as pessoas consigam a sua auto-educação, a fim de melhorarem as suas vidas e a formarem-se  pessoas fortes, livres e responsáveis.

Conheça mais sobre Schoenstatt em: Movimento Apostólico de Schoenstatt

 

 

As Pioneiras

Os inícios nos reportam à Alemanha, no ano de 1935 doze irmãs jovens missionárias se prontificam a cruzar o Oceano Atlântico. Traziam no seu coração o ideal e a missão de serem as pioneiras no Brasil como Irmãs de Maria  de Schoenstatt.

Em 17 de maio de 1934 partem de Hamburgo, no navio San Martin e chegam em Jacarezinho, Paraná, sem saber quase nada do idioma português. Após terem aí se estabelecido havia urgência de virem para a nascente cidade de Londrina, a fim de fundarem a 1ª escola.

A cidade contava apenas com 600 habitantes. Havia pressa! Faltava dinheiro e o mais necessário para o sustento e acomodação, sem contar com a aflição por aprender a falar o português. Tudo improvisado e vencido com ousadia e amor à causa da educação, da saúde e do desenvolvimento social, religioso e cultural do povo.

Então, no dia 20 de janeiro de 1935 duas irmãs desembarcaram na estação ferroviária de Londrina, hospedaram-se no Hotel Luxemburgo e conheceram o galpão para as 2 primeiras salas de aula e uma casinha de madeira ao lado “destinada aos nossos fins”. Tudo era muito primitivo e pequeno.

“No início de janeiro de 1936, outras 4 irmãs irão para Londrina a fim de abrirem sua própria escola. As perspectivas e o futuro aí são muitíssimos favoráveis...”

Após ter sido ajeitado o mais necessário para a casinha de madeira, chegaram as Irmãs M. Calixta, Ir. M. Norberta, e também Ir. M. Magrit e Ir. M. Almut.

Em 2 de março de 1936 começaram as aulas do Colégio Mãe de Deus, já com 60 crianças matriculadas em seus 30 bancos recém encomendados e entregues a tempo.

 

 

O Santuário

Fundado em 25 de abril de 1948 e com sua inauguração em 18 de maio de 1950, o Santuário da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt em Londrina, tem a missão de ser Tabor da Esmagadora da Serpente.

Pe. Kentenich esteve presente no lançamento da pedra fundamental, pronunciando as palavras que confirmam esta missão: “O grande sinal no céu, a Esmagadora da Serpente quer estabelecer-se aqui, para daqui cuidar e lutar, a fim de que Cristo reine e triunfe nas almas, nas famílias e na alma do povo”.

Dia 18 de cada mês

• Missa da Aliança de Amor e Romaria às 20h.

• Terço dos homens às 7h20min.

• Adoração ao Santíssimo do dia 17 para o dia 18, todo mês, pela Família de Schoenstatt. Há um revezamento de horário entre os ramos do Movimento.

Adoração

Todos os dias, com o tabernáculo aberto, das 8h30min às 18 horas.

Santas Missas | Capela CMD

De segunda à sábado –  às 6h25min e às 18h.

 

Saiba mais acessando os links abaixo:

http://www.schoenstattlondrina.com.br/