ENSINO

Jugend

Do 8º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio

Descubra uma nova era de aprendizado e crescimento nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio!

Essa coordenação passa a ser denominada como JUGEND (do alemão: jovem) e compreende do 8º ano do ensino fundamental à 3ª série do Ensino Médio.

  • Nossa Missão: Como colégio cristão acolhemos adolescentes em sua trajetória rumo à autonomia, preparando-os para uma vida adulta responsável e ética, sustentada por valores cristãos.
  • Ensino Fundamental (8º e 9º anos): Atividades planejadas para atender necessidades específicas dos alunos, com foco no trabalho coletivo, na transição para o Ensino Médio e na preparação para decisões profissionais.
  • Ensino Médio:  Aprofundamos o aprendizado, estabelecendo conexões com a coordenação anterior, para uma transição fluida. Valorizamos investigação científica, relações sociais, habilidades em diversas disciplinas e promovemos a iniciação científica, empreendedorismo e grupos de estudo. Também proporcionamos oportunidades de intercâmbio internacional.
  • Preparação para ENEM e Vestibular: Vemos a preparação para o vestibular além do acadêmico. Enquanto oferecemos um programa de estudos rigoroso, também damos importância à saúde emocional do aluno. Nossa abordagem vai além da orientação acadêmica e inclui apoio psicológico, incentivando confiança, motivação e resiliência. Nosso objetivo é uma formação integral, preparando os alunos para excelentes resultados acadêmicos e um futuro repleto de significado.

UNINDO A ESSÊNCIA DA PEDAGOGIA DE SCHOENSTATT À EXCELÊNCIA ACADÊMICA, MOLDAMOS LÍDERES PREPARADOS PARA O VESTIBULAR E PARA A VIDA.

Ao correlacionar a pedagogia de Schoenstatt com nossa preparação para o vestibular, garantimos que nossos alunos não apenas adquiram conhecimento, mas também desenvolvam habilidades essenciais como pensamento crítico, resolução de problemas e autodisciplina. Estes são atributos cruciais que não só ajudam no sucesso dos exames, mas também na jornada acadêmica e profissional subsequente.

  • Formação Integral: Vai além do conteúdo acadêmico, focando no desenvolvimento pessoal, espiritual e social do aluno.
  • Valorização da Individualidade: Reconhecimento dos talentos únicos de cada aluno, incentivando a liderança e a proatividade.
  • Desenvolvimento de Habilidades Essenciais: Além do conhecimento acadêmico, foco em pensamento crítico, resolução de problemas e autodisciplina.
  • Equilíbrio Emocional: A espiritualidade e os valores de Schoenstatt ajudam os alunos a manterem a calma e a perspectiva durante a preparação para o vestibular.
  • Inspiração em Maria: Busca pela excelência em todos os aspectos da vida, não apenas nos estudos.
  • Base Sólida de Valores: Preparação que equipa os alunos com princípios que os guiarão ao longo da vida.

A espiritualidade e os valores de Schoenstatt também desempenham um papel vital, ajudando os alunos a manterem o equilíbrio emocional e a perspectiva durante os estressantes meses de preparação para o vestibular.

Material: Sistema Farias Brito

Nossa abordagem é focada na evolução contínua do aprendizado, destacando-se em desenvolver habilidades e competências. Isso reflete nos notáveis resultados de nossos alunos em olimpíadas nacionais e internacionais, ENEM e vestibulares renomados.

Comprometemo-nos a oferecer um ensino de excelência, com objetivo de preparar nossos alunos nas melhores faculdades e formando cidadãos proativos na sociedade.

Preparamos nossos alunos para serem líderes, desde as pequenas decisões até os maiores desafios da vida. Nosso material didático é prático e relacionado ao cotidiano dos estudantes, promovendo um aprendizado vivencial e incentivando a troca de experiências.

Programa de Orientação Profissional
Provas Externas e Olimpíadas Escolares
Mostra de Arte e a Mostra Cultural e Científica
Simulados para todas as turmas
Preparação dos alunos em diversos vestibulares e para o ENEM
Inglês e Alemão além do Espanhol eletivo
Aulas de apoio
Jogos Interclasse
Festival de dança
Aulas de resolução de questões de vestibulares a partir do Ensino Médio
Aulas interdisciplinares no decorrer do ano para ENEM e vestibulares
Robótica até o 9°ano
Iniciação Científica Curricular até o 9ºano
Exame Toefl*, para o 9º ano e 3ª série do EM
Exame do Fit in Deustch*, a partir do 8º ano
Itinerários Formativos para o novo Ensino Médio.

Salas Climatizadas
Estrutura moderna
Plataforma Digital
Teatro e Auditório
Uso de iPads
Cantina e serviço de refeição
Biblioteca com computadores para pesquisas
Ginásio Poliesportivo
Laboratório Multidisciplinar
Sala de Arte
Sala Maker
Sala de Robótica
Sala de Música
Sala de descanso
Capela com missa diária aberta às famílias (Entrada pela rua Goiás)
Chácara do CMD com campo de futebol, pomar, horta e trilha

Novo Ensino Médio

A partir de 2022 foi reformulada a matriz curricular, conforme a Lei nº 13.415/2017. Esta reforma promove maior integração e flexibilidade, permitindo aos estudantes aprofundar em conhecimentos específicos para seu futuro profissional.

O objetivo da nova organização curricular é integrar as disciplinas, fortalecendo as relações entre elas e melhorando seu entendimento e aplicação na vida real.

Esta abordagem contribui para o planejamento de vida e carreira dos estudantes, priorizando atividades que fomentam cooperação, resolução de problemas, inovação, pensamento crítico e respeito. Elementos anteriormente não obrigatórios no modelo antigo de ensino.

Reduzimos as aulas expositivas tradicionais em favor de projetos, oficinas, cursos e atividades práticas. A “educação maker” – que valoriza a aprendizagem através de soluções práticas, inovação e autonomia – é um pilar central.

O Novo Ensino Médio aborda Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Isso garante uma cobertura completa dos componentes curriculares.

As competências de cada área são detalhadamente exploradas e aprimoradas no Ensino Médio, construindo a partir do que já foi introduzido durante o Ensino Fundamental.

Itinerários Formativos

O Colégio Mãe de Deus oferece quatro itinerários formativos sendo um em cada área de conhecimento, conforme segue:

  • Itinerário 1 – Linguagens;
  • Itinerário 2 – Ciências Humanas;
  • Itinerário 3 – Matemática;
  • Itinerário 4 – Ciências da Natureza.

Nos itinerários formativos são oferecidas disciplinas de aprofundamento nas disciplinas que compõem as áreas de conhecimento. Os Itinerários Formativos Integrados são anuais e, por isso, deverão ser cursados ao longo de todo o ano letivo. Apenas na série seguinte, se o estudante demonstrar interesse, ele poderá trocar de Itinerário.

A partir de 2024, os itinerários formativos de Linguagens e Matemática serão obrigatórios para todos os alunos. Os alunos deverão fazer a opção apenas entre os itinerários de Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

Ensino Integral

Manhã: 

8h às 12h30

Almoço: 

12h30 às 14h

Tarde:

14h às 17h30