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Pedagogia de Schoenstatt

Pedagogia de Schoenstatt

O modelo pedagógico adotado pelo Colégio Mãe de Deus foi desenvolvido em 1912 pelo sacerdote e educador José Kentenich que, ao propor o Sistema Pedagógico de Schoenstatt, utilizando-se de diversos estudos científicos da época, acrescentou a fé à ciência e o entendimento de que cada aluno é um filho de Deus, com uma missão própria de vida, e que o amor deve ser a pedra fundamental de toda educação.

A Pedagogia de Schoenstatt ressalta a pessoa do educador como parte fundamental do processo educativo, que reconhece cada educando como um ser humano único e se desenvolve num profundo relacionamento entre professor e estudante.

Essa proposta, contempla o ser humano em todas as suas potencialidades e necessidades, considerando que a prática pedagógica lida com os movimentos internos de cada estudante e harmoniza-os com seus projetos pessoais.

Para atingir este objetivo, Kentenich desenvolveu as chamadas estrelas condutoras, a saber: Pedagogia do ideal, Pedagogia do Movimento, Pedagogia das Vinculações, Pedagogia da Confiança, Pedagogia da Aliança.

Conheça Schoenstatt

Schoenstatt é um bairro da cidade de Vallendar, na Alemanha, e significa “belo lugar”. É o centro e origem do Movimento Apostólico de Schoenstatt, fundado por Padre José Kentenich, em 18 de outubro de 1914.

Com uma espiritualidade própria, baseada na fé e nos princípios católicos, colabora para que as pessoas conquistem a sua auto-educação, a fim de orientarem suas vidas visando os altos ideais, formando pessoas fortes, livres e responsáveis, atuantes na sociedade.

Ideal é a missão individual de cada ser humano. É a realização de uma “ideia”, colocada por Deus quando criou cada indivíduo. Estou neste mundo para algo grandioso, para um ideal, uma grande missão. Por isso, sou convidado a assumir a minha essência, minhas capacidades e talentos.

A Pedagogia do Ideal é uma pedagogia de atitude. Ao desenvolver no educando todas as suas potencialidades, ele se abre para a o seu ideal.

Esta pedagogia se propõe a:

  • Criar ambientes favoráveis ao processo de autoeducação;
  • Despertar, conduzir, orientar, dirigir a autoeducação por meio de um projeto de vida, o assim denominado ideal pessoal;
  • Dar pleno sentido à existência em todos os âmbitos da vida: social, cultural, cientifico, comunitário, afetivo e espiritual;
  • Despertar nos educandos a consciência de valor pessoal e a autoconfiança;
  • Proporcionar ao educando meios para que ele adquira profunda autoestima e ardorosa consciência de missão, na conquista do amor e no domínio da vida para si e para todos.

Pedagogia da Vinculação 

Abrange a vinculação às pessoas, aos lugares e às ideias, levando o estudante a uma experiência da escola como prolongamento do lar. A negação e o desprezo das vinculações humanas tornam o homem frio e indiferente, despersonalizado, inseguro e infeliz. Somos criados para amar.

Assim, a Pedagogia da Vinculação proporciona ao educando desdobrar as suas capacidades, levando-o a se vincular aos outros e à Deus.

São objetivos da Pedagogia da Vinculação:

  • Despertar a capacidade de amar, uma condição necessária para o crescimento e amadurecimento da personalidade feliz, plena, integrada, harmoniosa e equilibrada.
  • Criar e favorecer as experiências naturais, sadias e repletas de valores relacionados com as pessoas, os locais (inclusive o meio ambiente) e às ideias do educando;
  • Ser e dar uma resposta vital à desvinculação, ao desabrigo geral que o homem experimenta atualmente.

O maior destaque, entre as Cinco Estrelas Condutoras, nos leva a um amor profundo e amadurecido com a Mãe de Jesus, e por meio dela, com Deus. O educando é conduzido a se aproximar de Deus por meio de uma vinculação amorosa à Maria, nossa grande Educadora.

A Pedagogia da Aliança apresenta os seguintes objetivos:

  • Incentivar e conduzir o educando a viver sob a proteção de Maria, a seguir seu exemplo, a amá-la, o que culminará na Aliança de Amor com a Mae de Deus em seu Santuário de graças;
  • Buscar sua autoeducação, ofertando suas conquistas, orações e sacrifícios a Deus pelas mãos de Maria, que o Padre Kentenich chama de “Capital de Graças”.
  • Conquistar a liberdade, a autonomia e o compromisso por uma forte consciência de missão para renovação religiosa, social, política, ética e moral, cientifica e cultural do mundo.

A Pedagogia da Confiança leva a valorizar o outro. O educador reconhece no educando suas potencialidades e seus êxitos, também suas imperfeições, mas sempre de forma otimista, despertando suas capacidades, estimulando suas conquistas e ajudando a se levantar após suas quedas.

Um bom relacionamento pede que se veja cada pessoa como um ser único, acredite no bem que existe no outro e o respeite em sua singularidade.

A Pedagogia da Confiança busca:

  • Conceber a educação como um serviço de amor a Deus e ao próximo
  • Conhecer o educando, seus critérios de valor e compreender sua linguagem;
  • Motivar o educando por um conhecimento que o eleve;
  • Valorizar as qualidades do educando, suas peculiaridades e destacar seu valor dentro do grupo;
  • Orientá-lo para e pelo seu ideal pessoal.

A Pedagogia do Movimento busca aliar o processo educativo aos interesses do educando, utilizando as oportunidades, os acontecimentos e os fatos da vida, para suscitar correntes de vida, mobilizando valores, transformando atividades educativas num verdadeiro serviço à vida.

A Pedagogia do Movimento objetiva:

  • Despertar o sentido de justiça e responsabilidade social, possibilitando ao educando entender-se como uma pessoa que vive em sociedade e é chamada a dar sua contribuição de serviço em vista do bem comum;
  • Formar o educando com dinamismo, e criatividade, tornando-o um instrumento apto para a renovação do mundo, um protagonista com liderança qualificada.