ENSINO
Pedagogia de Schoenstatt
Pedagogia de Schoenstatt
O modelo pedagógico adotado pelo Colégio Mãe de Deus foi desenvolvido em 1912 pelo sacerdote e educador José Kentenich que, ao propor o Sistema Pedagógico de Schoenstatt, utilizando-se de diversos estudos científicos da época, acrescentou a fé à ciência e o entendimento de que cada aluno é um filho de Deus, com uma missão própria de vida, e que o amor deve ser a pedra fundamental de toda educação.
A Pedagogia de Schoenstatt ressalta a pessoa do educador como parte fundamental do processo educativo, que reconhece cada educando como um ser humano único e se desenvolve num profundo relacionamento entre professor e estudante.
Essa proposta, contempla o ser humano em todas as suas potencialidades e necessidades, considerando que a prática pedagógica lida com os movimentos internos de cada estudante e harmoniza-os com seus projetos pessoais.
Para atingir este objetivo, Kentenich desenvolveu as chamadas estrelas condutoras, a saber: Pedagogia do ideal, Pedagogia do Movimento, Pedagogia das Vinculações, Pedagogia da Confiança, Pedagogia da Aliança.
Conheça Schoenstatt
Schoenstatt é um bairro da cidade de Vallendar, na Alemanha, e significa “belo lugar”. É o centro e origem do Movimento Apostólico de Schoenstatt, fundado por Padre José Kentenich, em 18 de outubro de 1914.
Com uma espiritualidade própria, baseada na fé e nos princípios católicos, colabora para que as pessoas conquistem a sua auto-educação, a fim de orientarem suas vidas visando os altos ideais, formando pessoas fortes, livres e responsáveis, atuantes na sociedade.