Conheça

Descubra a história inspiradora do Colégio Mãe de Deus – Inovando a educação desde 1936!

Conheça um pouco sobre a História do Colégio Mãe de Deus, um dos colégios mais tradicionais de Londrina e Região.
O Colégio Mãe de Deus nasceu em 1936, quase simultaneamente com a cidade de Londrina. Surgiu no Norte do Paraná, para atender as necessidades dos que vinham desbravar a mata e desenvolver a agricultura, nesta região de terra fértil.

“Somos herdeiros de um grande passado, portadores de um grande presente e construtores de um grande futuro.”
(Pe. José Kentenich)

O Colégio Mãe de Deus é um verdadeiro marco histórico pedagógico, cultural e religioso. Fundado em 1936, junto com a cidade de Londrina, surgiu para atender às necessidades daqueles que desbravavam a mata e desenvolviam a agricultura na fértil região do Norte do Paraná. Com a cultura cafeeira em ascensão, compradores de terras de diversas nacionalidades buscavam uma educação religiosa e científica de qualidade para seus filhos. Foi nesse contexto que o Instituto Secular das Irmãs Maria de Schoenstatt, de origem alemã e com um forte impulso missionário, trouxe consigo um tijolo do local de fundação, uma cruz, uma maquete do Santuário de Schoenstatt original e um violino.

Desde então, o Colégio Mãe de Deus tem sido referência em educação na região. Acompanhe alguns marcos da nossa jornada:

1936 | O Colégio Mãe de Deus nasceu com a cidade de Londrina, em 1936, a fim de atender as famílias pioneiras do norte do Paraná;

1941 | Registro como Instituto Mãe de Deus;

1947 | Criação do Curso Ginasial e capacidade para 800 alunos;

1953 | Primeira Escola Normal Secundária;

1994 | Início do processo de informatização;

2002 | Torna-se Instituto Superior de Educação, com o Curso Normal Superior;

2012 | Parceria com o Goethe Institut que oferece o ensino do alemão com certificação internacional;

2013 | Inserção curricular da disciplina de Alemão, além do inglês e espanhol;

2013 | Projeto de reforma física, com salas multimídia, laboratório próprio e ambiente moderno;

2014 | Internacionalização do ensino através da parceria com o Sistema UNO Internacional. Estrutura totalmente moderna e digitalizada. Material didático atual com aparelhos iPad para construir um ensino cada vez mais dinâmico e interativo;

2015 | O CMD inicia o projeto de reforma do novo acesso aos alunos com uma portaria, recepção e setor administrativo totalmente revitalizado;

2016 | Uma reestrutura pedagógica com o regime integral é implementada da Educação Infantil ao Ensino Médio. Novas nomenclaturas, novo horário e uma redistribuição de aulas que contribuirá para a formação integral de nossos estudantes. Inauguração do Teatro Mãe de Deus;

2017 | Implantação do regime integral curricular do Berçário ao Ensino Médio. Aulas de Robótica;

2018 | Início das aulas do Ballet Royal Academy of London. Inauguração da nova ala do Ensino Fundamental 1 e nova Sala dos Professores;

2019 | Início do Projeto de Altas Habilidades, Iniciação Científica, Programação e Espaço Maker. Início também das Oficinas de Língua Japonesa para alunos do CMD. Inauguração do Auditório Mãe de Deus, com capacidade para 170 pessoas, com sistema multimídia, sonorização e climatização.

2020 | Início das aulas de Italiano.

2021 | Reinauguração da Escola de Música, com salas de aulas renovadas e equipadas com tecnologia e instrumentos musicais novos.

2022 | O laboratório de Ciências foi reinaugurado, depois de passar por adequações para melhor atender aos seus objetivos e propiciar um aprendizado teórico-prático transformador, visando estimular a curiosidade e o senso crítico dos estudantes.